27 de novembro de 2013

“... generosidade para seguir Tua voz”





Quando estava na novena para N. Sra. Do Perpétuo Socorro, fiquei impressionada com essa frase. Nunca antes havia me dado conta da importância de sermos generosos para seguirmos Jesus Cristo. Imediatamente pensei em o que deveria fazer para me tornar uma pessoa mais generosa.

Ser generoso é colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar. Mas fazer isso não é tão simples, pois requer que olhemos e prestemos a atenção às carências dos outros, para então começarmos a ajudá-los. Uma das coisas mais importantes para isso é deixarmos de ocupar o centro do universo.

Para sermos generosos, os outros devem ser o foco mais importante da nossa atenção. Mas quem seriam esses outros? Podem ser os nossos familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Podem ser os desconhecidos, os motoristas no trânsito, as pessoas que querem conversar na fila do mercado, que sentem fome ou frio, ou ainda as que estão sozinhas nos hospitais, asilos e orfanatos. Nesses casos, a generosidade se manifestaria não apenas na doação de recursos materiais, mas na distribuição de carinho, paciência, gentileza e atenção para todos.

A generosidade, de um ponto de vista mais amplo, também se manifesta com a preocupação com o bem estar de todos os seres vivos – inclusive com os que habitarão o planeta Terra nas próximas gerações. Cuidar de animais abandonados, consumir apenas o necessário para que os recursos energéticos e a água sejam suficientes para todos, preocupar-se com a poluição e o acúmulo de lixo, ou ainda escolher a origem de fabricação dos produtos que consumimos e as marcas que não utilizam mão de obra escrava são exemplos de generosidade.

A generosidade é um dos primeiros passos para conseguirmos seguir a determinação de Cristo para amar a todos os indivíduos, porque segundo o que acreditamos no cristianismo, todos somos irmãos.

Ainda tenho muito o que aprender em relação à generosidade, mas acredito que a humanidade nunca esteve tão generosa. São tantos exemplos de trabalhos voluntários, de pessoas e ONGs que se preocupam com a preservação do meio ambiente e de espécies que estão em perigo de extinção, que nós podemos ser otimistas. Se todos nós nos tornarmos um pouco mais generosos a cada dia que passa, a humanidade será muito mais feliz.

Lorena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Expresse sua querida opinião sobre esse texto! Queremos lê-la!